Bem Vindos ao nosso Blog

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Pesquisas expõem as múltiplas faces do racismo no Brasil

Negros e pardos recebem menores salários, têm maior dificuldade em conseguir emprego, lideram estatísticas de vítimas de mortes violentas e constituem maioria da população carcerária. Segundo dados de 2004, na faixa dos 15 aos 24 anos, há 74% mais vítimas entre os negros que entre os brancos.
No geral, segundo dados do IBGE, os negros são 47,3% da população brasileira, mas correspondem a 66% do total de pobres. Um outro estudo, elaborado pelas pesquisadoras Enid Rocha e Luseni Maria de Aquino, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mostra como essa situação de maior vulnerabilidade social afeta a maioria da população jovem entre 15 e 24 anos. A condição de extrema pobreza atinge 12,2% dos 34 milhões de jovens brasileiros, membros de famílias com renda per capita de até um quarto do valor do salário mínimo. Entre essa população, aproximadamente 67% não concluíram o ensino fundamental e 30,2% não trabalham e não estudam. E cerca de 71% desses jovens são negros.
É justamente esse setor da população que apresenta a maior taxa de mortalidade por causas violentas, principalmente homicídios, conforme apontou o relatório elaborado pela Organização dos Estados Ibero-Americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI).

http://www.direitos.org.br/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=2193

6 comentários:

  1. Infelizmente mesmo nos dias de hoje com tanta informação, o racismo no Brasil é muito grande. As pessoas insistem em fazer diferencia umas das outras, por conta da cor de pele. Esquecem que o que se deve levar em consideração em um ser humano é o seu caráter, a sua inteligência, o seu potencial e o seu coração. Aos olhos de Deus, somos todos iguais, por isso, devíamos seguir o seu exemplo e tratar todos sem nenhuma diferencia. É inadmissível que em uma empresa um negro com mesmo potencial de um branco não tem o direito de ter um cargo melhor ou um salário mais digno.

    ResponderExcluir
  2. De uma forma ou de outra,o racismo ainda existe,quer acredite-mos ou não.Um ato tão insignificante que faz com que,muitas pessoas sofram,um ato praticado por pessoas medíocres,que insistem estabelecer diferenças.
    Creio que infelizmente o racismo sempre irá existir,mesmo que seja por uma minoria,mas ele sempre estará presente.Acredito que uma forma de diminui-lo cada vez mais é ensinar as novas gerações que somos todos iguais independente da cor,que devemos tratar todos iguais,que devemos ter respeito um pelos outros para que isso gere uma convivência sem conflitos.

    ResponderExcluir
  3. Racismo no Brasil é, no mínimo, uma atitude de ignorância as próprias origens. Qual é o antepassado do “verdadeiro brasileiro”? Indígena (os primeiros povos a habitar a terra do ‘Pau Brasil’)? Os negros (que foram trazidos para trabalhar como escravos e, ainda, serviram de mercadoria para seus senhores)? Os portugueses (que detém o status de descobridores desta terra)? Porém, pode ser a miscigenação de todas as raças, como vemos hoje? Afinal de contas, aqui se instalaram povos de todos os lugares do mundo. Portugueses, espanhóis, alemães, franceses, japoneses, árabes e, ultimamente, peruanos, bolivianos, paraguaios, uruguaios e até argentinos vivem neste país que hospitaleiro até demais com os estrangeiros e, muitas vezes, hostil com sua população.

    ResponderExcluir
  4. O racismo ainda, é grande em nosso país. Muitas pessoas ainda discriminam outras só pelo fato da cor da pele.
    Esse tipo de discriminação acontece ainda em várias outras situações. Um exemplo clássico disso , é na questão trabalhista, aonde negros e pardos tem cargos menos favorecidos, trabalham mais e ganham menos em relação a pessoas brancas.
    Uma forma de diminuir o racismo, seria começar a ensinar as crianças a não discrimar pessoas so pelo fato delas serem negras ou pardas, esse ensino deveria ser passado pelas escolas e pelos próprios pais.

    Nome: Rita de Cássia dos S. Silva Nº 37

    ResponderExcluir
  5. O preconceito é uma opinião sem conhecimento, ignorância. Como se pode julgar uma pessoa apenas pela sua cor da pele ou etnia, a sociedade atualmente está dividida em classes sociais, onde realmente existe o racismo, onde os que mais sofrem por ocorrância de tudo processo histórico pelo qual passaram são os negros, onde são desfavorecidos no momento de encontrar um emprego,é provado que uma pessoa negra precisa estudar bem mais que uma pessoa branca para conseguir o mesmo trabalho. Há o racismo até mesmo na midia, em novelas as pessoas de pele mais escura dificilmente serão os protagonistas, sempre tem um papel inferior, em comerciais entre outros modos que sofrem agressam verbal e até física.

    Bruna Costa da Silva 2ºB Nº05

    ResponderExcluir
  6. (Comentário do grupo 7 feito por Steffani santos do nascimento)

    ResponderExcluir