Bem Vindos ao nosso Blog

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

As condições de vida dos negros no Brasil

Após 110 anoS da libertação, os negros brasileiros continuam lutando pela liberdade e cidadania. Depois da África, o Brasil é o país que concentra a maior população negra do mundo e também onde os negros permanecem ocupando a mais baixa localização na pirâmide social
O termo exclusão é o que mais fielmente traduz a condição em que se encontra o povo negro no Brasil e no mundo. Nos últimos anos, experimentou-se, em escala mundial, uma brutal concentração de renda e de poder. As elites põem em prática projetos conservadores, que recolocam o racismo na ordem do dia - quer seja através da rearticulação e do avanço da direita nos países europeus, quer através do desmonte de políticas sociais antes destinadas aos segmentos marginalizados da população.
Na África morreram, no ano passado, cerca de meio milhão de pessoas por doenças pulmonares, além das mortes provocadas pela fome, guerra e epidemias. No Brasil, é a parcela negra da população a mais duramente atingida pelo desmonte das políticas sociais e de saúde, pelos sistemas de controle populacional, pelo desemprego crônico, pela fome e a violência do latifúndio, do aparato policial e dos grupos de extermínio. É negra a maioria de crianças que vivem nas ruas e de jovens assassinados nos centros urbanos.


http://www.pime.org.br/mundoemissao/justicascond.htm

Um comentário:

  1. Depois de muitos anos os negros não possuem tantos recursos em relação as demais.
    Porém tudo começa na infância que não conclui nem mesmo o ensino completo que possui nas escolas públicas, porque muitos jovens em plena juventude começam a trabalhar desde cedo para sustentar a família. Já que muitos pais também não tiveram tantas oportunidades de estudos, por vários motivos, como falta de dinheiro para acesso a transporte, muitos filhos para criar, locais muito distantes de suas próprias casas e etc.
    Isso acarreta a sérios danos na sociedade e deve ser amenizada em uma grande escala, porque se não ainda vai continuar intensamente o racismo e preconceito que há na sociedade. Além de ser o maior país com pessoas negras do mundo depois da África, também há muitas diferenças entre ambos.

    ResponderExcluir